Batata com Cachorro

(Por questões jurídicas informamos que nenhum cachorro foi maltratado durante a produção deste site.)

O Vale da Estranheza – o medo de coisas não tão ameaçadoras

Você acha isso estranho?

Sim, né? Talvez até te traga um sentimento de medo. Por menor que seja, ainda sim, é um medo.

Mas, por quê?

O medo, nada mais é, do que o seu instinto dizendo para você que tal coisa é ameaçadora. Por exemplo, o medo de aranhas, é baseado na informação do seu código genético que te lembra que as aranhas podem te matar. E medo de aranhas é comum, por fazer sentido. Mas por que diabos a gente sente medo disso?!

Cuidado, meu povo, porque estaremos entrando no VALE DA ESTRANHEZA.

O Vale da Estranheza vem de um princípio da robótica, que basicamente relaciona o quanto algo aparenta ser humanoide, com a nossa familiaridade com aquilo. As linhas do gráficos sobem, o quanto mais familiares nós somos com tal coisa, e desce, quando nós não a compreendemos de fato.

Ta vendo essa descida brusca aí? Pois é. Esse é o Vale Da Estranheza, onde, nós, humanos, não conseguimos entender QUE PORRA que está acontecendo.

Mas de novo, por que?!

O cérebro humano tem um problema com a ambiguidade da lógica, e os nossos instintos. Por exemplo, quando você está em um lugar alto, com algum amigo seu. Cê já sentiu essa vontade de empurrar ele? Isso é seu instinto relacionando o perigo do lugar alto, e a pessoa do seu lado. Seu instinto diz pra você empurrar a pessoa, enquanto a parte lógica do seu cérebro diz pra você ficar quieto. Então ficamos com essa sensação estranha.

A mesma coisa acontece com esses seres que vivem no Vale Da Estranheza. O nosso instinto associa essas coisas estranhas como uma ameaça, mas a nossa parte lógica do cérebro… não. Por isso você sente esse calafrio, esse medo que não é medo.

Então vá! Leia creepy-pastas o quanto você quiser, caminhe no Vale Da Estranheza como se não houvesse amanhã, porque de fato amanhã… ninguém aqui vai te matar :) .

Ah… E veja esse vídeo. É de morrer de rir.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=NtSgWZbL_kE&w=640&h=480]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *