Batata com Cachorro

(Por questões jurídicas informamos que nenhum cachorro foi maltratado durante a produção deste site.)

Stand up! Vanguard!

Eu recentemente voltei a jogar card games, como Yu-Gi-Oh! TCG, Magic: The Gathering e Pokémon TCG, e uma coisa que me decepcionou foi saber que a maioria das pessoas pararam de jogar o meu jogo favorito: Cardfight!! Vanguard.

Cardfight--Vanguard-Episode-105-English-Dubbed

O jogo, do mesmo criador de Yu-Gi-Oh!, é produzido pela Bushiroad e também teve um anime usado como markenting para a venda das cartas. A animação só é boa para aprender as regras quando se está começando e para se atualizar quanto aos lançamentos de novas coleções, que são mostradas primeiro no desenho e depois lançadas oficialmente, a primeira temporada é fraca e não me deu vontade de continuar a ver, se você quer ver um anime sobre cartas assista ao Yu-Gi-Oh! original e o Yu-Gi-Oh! GX.

Mas não estou aqui pra falar do desenho e sim pra falar sobre o card game em si.

O incrível desse jogo é como ele flui rápido e como a mesa pode virar repentinamente por causa de uma jogada errada ou uma jogada certa. Você tem que sempre se manter a par de como a mão do seu adversário está para atacar com mais ou menos força ou para usar ou deixar de usar o efeito de uma das suas unidades. Um fato interessante é que não existe magias ou outros tipos de cartas além das unidades, que são os soldados do seu clã, o que limita um pouco a sua estrategia e te faz pensar muito antes de cada movimento, por que as vezes usar uma habilidade pode significar não atacar com uma certa unidade ou perder boost no ataque de outra.

Falando em boost, cada unidade tem um nível que vai de 0 a 3 e cada um desses níveis tem uma habilidade diferente, com exceção do nível zero que tem a mesma habilidade do nível 1 mais a habilidade trigger(gatilho), que é essencial no jogo e um dos grandes fatores que pode mudar uma partida. Os nível 0 e 1 podem “boostar” uma unidade aliada que esteja na mesma coluna que ela e a frente dela dando mais força para o ataque, os nível 2 podem interceptar um ataque ao Vanguard(Vanguarda, a principal carta em campo) e os nível 3 tem o dual check(checagem dupla) que te permite checar o trigger duas vezes.

156wfua

Cada deck tem 50 cartas sendo uma o nível 0 inicial e 16 níveis 0 triggers(cartas com efeitos especiais que são ativados durante o trigger check, que acontece no ataque do vanguard, ou durante a Damage check, que acontece quando o vanguard é acertado por um ataque) os efeitos dos triggers são Heal(cura um de dano contanto que você tenha mais dano que o adversário), Draw(compra uma carta), Stand(desvira uma unidade do modo de repouso, deitada, para o modo ativa, em pé) e Critical(da mais um de crítico, quantidade de dano que a unidade causa, para uma unidade a sua escolha) e o Heal só é permitido ter 4 ao todo no deck, diferente dos outros, mas o máximo de triggers é 16 e o número máximo de copias de cartas com o mesmo nome(cartas iguais) é 4.

Alem do nível cada unidade tem um valor de Shield(Escudo) que é de 5000 ou de 10000 e é usado para se defender de ataques(esses pontos só são usado quando você convoca uma unidade, da sua mão ou usa a habilidade de interceptar de uma unidade nível 2 para move-la da Rearguard(Retaguarda), área com o R no campo lá em cima, para o Guardian circle(Círculo do guardião), área com o G no campo lá em cima.Também tem um poder de ataque e um valor de crítico, que é inicialmente um mas pode aumentar conforme efeitos e com o Critical trigger. O ataque vai passar pelo adversário se o poder do atacante for igual ou maior que o do defensor dando dano quando acerta o Vanguard e destruindo uma unidade quando acertando na Rearguard.

De informação relevante nas cartas só essas mesmo mas elas tem clã, nação e raça que podem servir para uma história de fundo para a personagem da carta. Cada clã joga de maneira diferente um do outro, exemplo: Os Royal Paladin contam com seus aliados mais fracos para dar mais poder para os mais fortes e os Kagero sacrificam suas unidades mais fracas sugando seu poder para dar aos mais fortes a chance de atacar mais de uma vez por turno.

328px-BT05-002EN-RRR_(Sample)

Vou colocar um link com alguns episódios do anime para qualquer um interessado em aprender a jogar, os primeiros episódios servem como um tutorial animado.
http://anitube.xpg.uol.com.br/categories/246/Cardfight-Vanguard

Eu não sei se ainda vai sair novas coleções mas espero que sim, por que odiaria ver um jogo tão empolgante morrer por que não vende o que os produtores queriam que vendesse.

5 comments for “Stand up! Vanguard!

  1. 20/04/2014 at 00:42

    Ô SEU FILA DUMA PUTA! CADÊ O POST DOS PERSONAGENS FILAS DA PUTA?!

    • 20/04/2014 at 12:40

      Calma doido, eu posto o que eu quiser(só não porno). Então se acalma por que eu ainda tenho que terminar de ler V de Vingança pra fazer uma resenha(talvez) e depois vem o top 10 personagens filhas da puta

  2. 20/04/2014 at 00:42

    QUERO AS RESPOSTAS NA MINHA MESA PELA MANHÃ.

    • 20/04/2014 at 13:00

      Não deu pra ser pela manhã por que eu tava dormindo, mas agora uma da tarde da sim

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *